Trabalhadores nascidos em julho já podem sacar PIS

16 de agosto de 2012

Trabalhadores que nasceram em julho podem sacar, desde ontem (15), recursos
do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao calendário 2012/2013. A
liberação do dinheiro por meio de saque ocorre conforme o mês de nascimento.
Quem nasceu em agosto poderá fazer o saque a partir do dia 22 deste mês. Para os
nascidos em setembro, o saque é a partir do dia 29 deste mês, conforme o
calendário divulgado pela Caixa, gestora do PIS.

O saque dos recursos é
para os trabalhadores que não têm conta na Caixa e não estão vinculados a uma
empresa conveniada. O dinheiro pode ser retirado em terminais de
autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências do
banco.

Para os trabalhadores que têm conta na Caixa, os recursos
começaram a ser liberados no dia 24 de julho. No caso daqueles que trabalham em
empresas conveniadas ao banco, o benefício foi creditado diretamente na folha de
pagamento de julho e agosto. Segundo a Caixa, mais de 27 mil empresas estão
cadastradas, o que significa que aproximadamente 2,9 milhões de empregados
recebem o abono ou os rendimentos do PIS em seus contracheques.

No total,
17,9 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial e cerca de 27
milhões podem sacar os rendimentos do PIS.

O abono é um direito dos
trabalhadores cadastrados no PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do
Servidor Público (Pasep) até 2007, que tenham trabalhado no mínimo 30 dias,
consecutivos ou não, no ano de 2011, com Carteira de Trabalho assinada pela
empresa. Também é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos
mensais e que os dados tenham sido informados corretamente pela empresa ao
Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)
do ano-base 2011.

O saque dos rendimentos é para o trabalhador cadastrado
no PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo na conta PIS. O
pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.

O saque do saldo
da conta PIS é permitido ao trabalhador que apresentar algum dos motivos
previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar,
transferência para a reserva remunerada, tratamento de aids ou câncer do titular
ou de seus dependentes, morte do titular ou como benefício assistencial a pessoa
com deficiência, ao idoso e ao participante com idade igual ou superior a 70
anos.

Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do
PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa na internet, escolhendo as
abas Você, Serviços Sociais, PIS e Consulta ao Pagamento.

Outra forma de
consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726
0101, opção 2. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ao
fazer a consulta pela internet ou pelo telefone, o trabalhador deve sempre ter
em mãos o número do PIS.

Confira o calendário de pagamentos para
quem não tem conta na Caixa Econômica Federal:

NASCIDOS
EM:
Julho – recebem a partir de 15/08/2012
Agosto – recebem a partir de
22/08/2012
Setembro – recebem a partir de 29/08/2012
Outubro – recebem a
partir de 12/09/2012
Novembro – recebem a partir de 19/09/2012
Dezembro –
recebem a partir de 26/09/2012
Janeiro – recebem a partir de
9/10/2012
Fevereiro – recebem a partir de 17/10/2012
Março – recebem a
partir de 24/10/2012
Abril – recebem a partir de 13/11/2012
Maio – recebem
a partir de 21/11/2012
Junho – recebem a partir de 28/11/2012

*Agência Brasi