Secretário da Fazenda expõe números do Estado para empresários de Jaraguá do Sul

14 de junho de 2010

O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, participou nesta segunda-feira (14) da reunião plenária da ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul para expor aspectos financeiros do Estado e esclarecer dúvidas dos empresários da região. O secretário foi acompanhado do diretor de Administração Tributária da Fazenda, Edson Fernandes.


Siewert destacou como primeiro grande resultado da gestão o crescimento dos investimentos, que de uma média de 6,7% da Receita Corrente Líquida até 2002 para 10,39% em 2009. “São investimentos feitos com recursos nossos, já que as transferências da União vem caindo vertiginosamente”, disse. Segundo ele, nesta segunda-feira foi assinado o primeiro grande convênio com o Governo Federal, na área de segurança.


Por outro lado, o secretário mostrou dados que comprovam a queda nos gastos com custeio da máquina. “Os próximos gestores irão encontrar uma tendência crescente de investimentos e decrescente de gastos, e essa, na minha opinião, é uma das grandes conquistas desta gestão de governo”, disse.


De acordo com Siewert, o Estado conseguiu mudar sua lógica, saindo de déficit para superávit, com ajuda da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Programa de Ajuste Fiscal. “Contamos ainda com a instituição da política de meritocracia na Secretaria da Fazenda, que permitiu que nossa arrecadação crescesse – apesar de toda a crise que se abateu sobre nós”, disse.


O secretário destacou a lógica da programação financeira, com definição de três datas fixas para pagamentos a fornecedores – o que permitiu maior rentabilidade dos valores aplicados.


Para 2010, o secretário prevê um grande ano. “Um país cresce por suas exportações, mas de tecnologia, inovação e conhecimento. Os investimentos externos também pesam, mas principalmente o mercado interno – já somos o 9º maior mercado consumidor do mundo. Já estamos no radar de grandes companhias – e nesse cenário Santa Catarina se destaca”, disse. Para ele, empreendedorismo e inovação devem ser as grandes bandeiras para o desenvolvimento.


Siewert finalizou a apresentação com apresentação de indicadores que posicionam Santa Catarina nos primeiros lugares nas áreas de educação, saúde e qualidade de vida. “O papel de vocês é cobrar dos gestores o equilíbrio financeiro. Somente com as contas em dia é possível evoluir”, finalizou.


As questões de guerra fiscal e substituição tributária também foram debatidas após a apresentação.


* da Secretaria de Estado da Fazenda