Santa Catarina tem 28 mil novos empresários

1 de dezembro de 2010

Santa Catarina vai chegar ao final deste ano com o registro de aproximadamente 28 mil novas empresas abertas com base na Lei do Microempreendedor Individual. Segundo o Sebrae/SC, que lidera o incentivo ao registro de empresas, até ontem havia quase 25,3 empresas registradas e, como são abertas cerca de cem por dia, no final do mês serão cerca de 28 mil, considerando desde o início dos registros pela nova lei, nos últimos meses do ano passado.


Segundo o coordenador regional do Sebrae para a Grande Florianópolis, Januário Serpa, a Capital lidera, no Estado, a abertura de novos negócios individuais. Durante duas semanas, o Sebrae instalou uma tenda entre o terminal de ônibus urbano e o Mercado Público, para prestar informações e formalizar, e o resultado superou as expectativas. Na semana passada, quase 2 mil pessoas buscaram informações, 155 formalizaram a empresa no local e cerca de 150 formalizaram pelo site. Em Florianópolis, a prefeitura, pelo Pró-Cidadão, e o Sindicato dos Contabilistas participaram ativamente.


Para crescer


Com a empresa registrada, o empreendedor pode crescer porque oferece nota fiscal e, além disso, contribui para ter aposentadoria pelo INSS e seguro social, caso fique doente e não possa trabalhar temporariamente. A abertura da empresa é gratuita, e os pagamentos, mensais, incluindo INSS e impostos, ficam em torno de R$ 52 até R$ 62, dependendo do negócio. Conforme Januário Serpa, a expectativa é de que mais pessoas formalizem empresas à medida que a nova lei passa a ser mais conhecida no país


* da coluna Informe Econômico, com Estela Benetti, no Diário Catarinense