Santa Catarina: Fazenda Atinge a Marca de 1 Bilhão de Notas Fiscais

11 de dezembro de 2008

O cerco contra o mau contribuinte vem sendo apertado com sistemas como o Sintegra e está evoluindo com a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (Nfe) e com o SPED, que entra em vigor em janeiro próximo.
A Secretaria da Fazenda acaba de superar a marca de 1.000.000.000 (um bilhão) de notas fiscais em seu banco de dados, utilizadas para realizar cruzamentos e pesquisas diversas. A cada ano menos empresas e cidadãos “correm o risco” de deixar de recolher os valores devidos aos cofres públicos. “Nos dias de hoje somente sonega aquele que não tem idéia dos riscos que está correndo ou sobre os controles que o Fisco dispõe”, acredita o secretário da Fazenda, Sérgio Alves. Segundo ele, vender sem nota fiscal, usar notas frias ou emitir notas com valor abaixo do real estão se tornando “práticas suicidas” devido ao cruzamento contínuo de dados.
O secretário aposta que a certeza de que a sonegação trará perdas, mesmo que seja em médio ou longo prazo, fará com que o contribuinte pense duas vezes antes de sonegar.
“A fiscalização preventiva e orientativa que vem sendo implementada pela Secretaria da Fazenda não ampara o sonegador, apenas ameniza, eventualmente, enganos ou interpretações dúbias que são corrigidos assim que identificadas”, diz. Alves lembra ainda que a ação fazendária se faz com o uso intensivo de tecnologia da informação.

FONTE:SEFAZ/SC