Promessas de Dilma

1 de novembro de 2010

Os desafios econômicos dominaram o primeiro pronunciamento da presidente eleita, Dilma Rousseff, que incluiu, também, temas importantes como o respeito às leis e à liberdade de imprensa. A principal promessa econômica é de luta pela erradicação da pobreza, para a qual pediu apoio dos empresários, igrejas, entidades civis, universidades, imprensa, governadores, prefeitos e todas as pessoas de bem.


Pelo tamanho desta meta, ela tem razão em pedir todos esses apoios porque, para cumpri-la deverá ir além do que o presidente Lula fez com o Bolsa Família. Só uma educação de alta qualidade, em todos os níveis, especialmente no ensino fundamental, vai permitir a erradicação da miséria. Foi com essa conquista, aliada a mais ações, que outros países conseguiram atingir este objetivo. O principal exemplo é a Coréia do Sul, que há 40 anos tinha a mesma renda per capita do Brasil e hoje é desenvolvida.


Para qualificar o desenvolvimento econômico, Dilma prometeu medidas como o esforço pela melhoria da qualidade do gasto público, simplificação e atenuação da tributação e pela qualidade dos serviços públicos. Incluiu valorização do empreendedor individual, ampliação do limite do Supersimples e modernos mecanismos de aperfeiçoamento econômico. O discurso é positivo e propositivo, com temas prioritários.


– do blog da Estela Benetti / foto agência brasil