Os jovens e os cartões

22 de outubro de 2012

Altamente consumistas e plugados em novas tecnologias. Essas são duas
características que estão muito presentes no público jovem. Até aí, nada de
novo. Mas a combinação destes dois aspectos deve ser responsável por uma
profunda mudança na forma de usar cartões de crédito, débito e de
lojas.

Segundo pesquisa feita pela Datafolha para a Associação Brasileira
das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), quem tem entre 18 e 30
anos é o maior interessado no mobile payment.

Você não precisaria andar
com a carteira ou com uma infinidade de cartões para pagar despesas. Bastaria só
o celular para isso. Digitou um número e uma senha e pagou a conta na balada, no
barzinho. Simples, não?

Dois fatores contribuem para isto para reforçar
esta nova tendência: o grande consumo de smartphones no País e o uso cada vez
maior de cartões entre os jovens. Foi um dos segmentos em que mais houve
crescimento entre 2010 e 2012. Naquele ano, 66% dos consumidores entre 18 e 24
anos tinham cartões.

Neste ano, o percentual passou para 72%. Eles já são
o terceiro maior grupo com dinheiro de plástico nas
carteiras.

MAQUININHAS

Primeiro foram os juros
dos empréstimos, depois as taxas de administração dos fundos e as tarifas
bancárias. Agora, o próximo alvo do governo federal são as máquinas das
administradoras de cartões, que cobram, em média, 4% do valor da transação para
os cartões e 6% no caso dos vales
refeições.

MENOS

Ministério da Fazenda e Banco
Central (BC) devem realizar estudos para possibilitar a redução das taxas
cobradas pelas administradoras. 90% do mercado são controlados pela Cielo e pela
Redecard.

* da coluna E Eu com i$$o?, Vandré Kramer, do jornal A
Notícia