O peso dos tributos

27 de outubro de 2010

De Olho no Imposto está parado no Congresso. 


Nem todo mundo sabe do impacto dos impostos no dia a dia. Guilherme Afif Domingos, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e vice-governador eleito em São Paulo, lembrou ontem que é assegurado pela Constituição o direito de o cidadão ser informado sobre o quanto paga de tributo a cada bem ou serviço adquirido.


Os mecanismos legais para que isso se torne viável estão no Projeto de Lei n° 1.472/2007, idealizado por Afif. Ele estabelece a obrigatoriedade de as notas ou cupons fiscais discriminarem o percentual de tributos incidentes no valor de produtos e serviços.


Em junho de 2007, o projeto, apelidado de “De Olho no Imposto”, passou pelo plenário do Senado. Recentemente, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o texto e, desde então, está parado. “Gostaria de entender por que há dificuldade para se colocar em votação um projeto que estabelece garantias constitucionais. Vamos aproveitar o governo que virá para retomar a campanha pela aprovação do projeto”, disse.


Ontem, no Feirão do Imposto, no Pateo do Colégio foram expostos os percentuais embutidos nos preços de mercadorias como lata de leite em pó. Dos R$ 5,70 pagos pelo produto, R$ 1,50 é tributo.


A instrumentadora Vera Rodrigues ficou surpresa com o que viu. “Se todo esse dinheiro que damos ao governo fosse bem usado não teríamos falta de leitos em hospitais ou uma educação tão precária”, disse Vera, que também testou a Calculadora do Imposto. Com a ferramenta, ela descobriu que R$ 400 saem do seu holerite todo mês diretamente para a boca do Leão.


Mesmo sabendo que é tributado a cada compra que faz, o microempresário Humberto Biazin ficou surpreso com os percentuais de impostos em itens como o açúcar, que tem mais de 30% do preço acrescido por tributos. “Seria importante evidenciar ao consumidor o quanto ele paga de impostos. Assim, ele cobraria o retorno adequado por parte do poder público”, afirmou Biazin.
 
* do Diário do Comércio-SP