Número dois da Fazenda deixará cargo

13 de dezembro de 2010



O secretário executivo e ex-ministro da Previdência Nelson Machado, atual número dois do Ministério da Fazenda, vai deixar a equipe econômica.


Machado diz que já começou a negociar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a sua saída do cargo. Segundo ele, não está definido, no entanto, quando a mudança ocorrerá, se até o final deste ano ou no início do governo Dilma Rousseff.


Com a saída de Machado, a tendência é ocorrer uma “dança de cadeiras dos Nelsons” no ministério. O atual secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa, é o mais cotado para assumir o posto de Machado.


Um dos economistas próximos da presidente eleita, Barbosa não conseguiu entrar na composição do primeiro escalão do futuro governo e o cenário mais provável, até a última semana, era de que ele deixaria o ministério para ocupar um cargo no Palácio como assessor econômico.


Barbosa também era cotado para ocupar uma diretoria do BC. Mas essas ideias aparentemente não prosperaram. Com a certeza da saída de Machado, Mantega deu sinais de que gostaria de colocar Barbosa no posto.


A hipótese de ocupar a secretaria-executiva representaria uma promoção para Barbosa, que tem sido um dos principais formuladores das medidas de política econômica adotadas pelo governo nos últimos anos. Nesse cargo, ele teria mais influência no ministério como um todo e proximidade maior com Mantega.


* do Diário Catarinense