Nota eletrônica: Prazo para adequação acaba hoje

30 de novembro de 2010

Termina hoje o prazo para que os estabelecimentos do comércio varejista de SC informatizem seus procedimentos tributários e passem a emitir nota fiscal eletrônica.


A partir de amanhã, a Fazenda faz um balanço de quantos ainda faltam se adequar ao novo sistema. A meta inicial era garantir que entre 30 mil e 35 mil empresas cadastradas nas 15 regionais do Estado passasem a utilizar o Emissor de Cupom Fiscal (ECF), conectado ao Programa Aplicativo Fiscal (PAF).


Desde o ano passado, a Secretaria da Fazenda promove operações para incentivar a regularização nos diversos setores do varejo. Foram enviados comunicados a 14 mil estabelecimentos, dos quais 6,5 mil já regularizaram-se espontaneamente, segundo o gerente de fiscalização da Fazenda, Francisco Martins.


Ele explica que foram priorizadas empresas de maior porte, em princípio, mas o prazo termina hoje para todos os estabelecimentos.


O objetivo do aparelho, segundo Martins, é evitar fraudes. Para facilitar a regularização, foi aprovado um convênio para a compra do equipamento e do programa. Mesmo após o prazo, as empresas podem se regularizar espontaneamente, sem risco de multas pesadas, por enquanto.


* Diário Catarinense