Ministro já fala sobre prorrogação do IPI para veículos

19 de outubro de 2012

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando
Pimentel, disse que a indústria nacional já dá sinais claríssimos de
recuperação. Ele atribuiu esse fato às medidas adotadas de forma persistente
pelo governo brasileiro, em meio às dificuldades causadas pela crise
internacional, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
para veículos, prevista para acabar no dia 31 de outubro. Segundo ele, uma nova
prorrogação do incentivo “é uma decisão do Ministério da Fazenda, que ainda não
definiu se vai manter o benefício ou não”.

Ele avaliou que há uma grande
expectativa por parte dos consumidores e das indústrias em relação à
prorrogação. “Ainda não temos isso definido. O Ministério da Fazenda está
trabalhando nessa questão”, afirmou. “A indústria reagiu bem. Tivemos um
crescimento significativo em agosto, vamos ter também em setembro. Os dados
ainda não estão fechados, mas vamos ter também. Então, não sei se (o IPI
reduzido) vai ser mantido ou não. Nesse momento, o Ministério da Fazenda está
estudando e logo devemos ter notícias sobre isso”.

O ministro disse que o
País deve encerrar o último trimestre do ano com uma taxa de crescimento mais
elevada que, se projetada para os próximos 12 meses, deve apontar algo como 4%
ou mais. “O Brasil vai crescer no ano que vem mais do que a média mundial, com
inflação sob controle”.

BMW

Fernando Pimentel
informou que a BMW deve anunciar em breve investimentos no País, com a
construção de uma fábrica na região Sul. “Será a primeira fábrica da BMW fora da
Europa”, conta. Pimentel disse que o anúncio deve ser feito na semana que vem
pelo presidente mundial da BMW, que provavelmente será recebido pela presidente
Dilma Rousseff. “Isso está confirmado, estamos apenas nas tratativas dessa
visita”.

Segundo o ministro, a BMW acaba de protocolar um pedido para
aderir ao novo regime automotivo. “A habilitação deve ser rápida”. O ministro
disse que a primeira empresa habilitada no novo regime automotivo será a Nissan.
“Hoje estamos habilitando a Nissan, que entrou com protocolo primeiro, e já
temos 10 ou 12 protocolos de pedidos que, ao longo da próxima semana, vamos
analisar e habilitar”.

Para Pimentel, o Brasil será o terceiro maior
mercado de veículos do mundo. Atualmente, o País está na quarta posição, atrás
dos Estados Unidos, da China e do Japão. “Um mercado desse tamanho tem de estar
à altura do consumidor brasileiro”, afirmou o ministro durante entrevista ao
programa Bom Dia Ministro.

Pimentel disse que o novo regime automotivo
divulgado pelo governo vai trazer para o mercado carros mais modernos,
econômicos e baratos, cadeias mais densas e maior conteúdo local e regional.
“Isso tudo dará um regime moderno, dos mais adequados para a indústria
automobilística”.

* Jornal do Comércio