Mantega prevê alta de até 1% o PIB do trimestre

31 de agosto de 2010

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve ter crescido entre 0,5%
e 1% no segundo trimestre deste ano, estimou ontem o ministro da
Fazenda, Guido Mantega.

Apesar disso, o ministro acredita que a economia brasileira tem
condições de crescer a uma taxa média anual de 5,5% nos próximos quatro
anos, patamar que poderia ser atingido já em 2011.

No primeiro trimestre deste ano, a expansão do PIB nacional foi de 9%
em relação aos três primeiros meses de 2009. O resultado de maio a
junho será divulgado na sexta pelo IBGE.

Quanto às previsões de que o PIB cresça 7% este ano, Mantega lembrou
que, caso isso se confirme, será o melhor resultado dos últimos 24 anos.

– Não é um resultado pontual, mas fruto de um processo. O Brasil
alcançou um outro patamar de crescimento, que é qualitativo e
sustentável.

Para o ministro, o crescimento do país é sustentável porque a
inflação está controlada e houve um aumento do poder de compra dos
brasileiros.

* Diário Catarinense