Mais de 46 mil trabalhadores se formalizam durante Semana do Empreendedor Individual

26 de outubro de 2010



A mobilização nacional do Sebrae para atendimento a empreendedores individuais, a Semana do Empreendedor Individual, realizada de 18 a 23 de outubro, fez dobrar o número de formalizações diárias, cuja média saltou de 3 mil para 7,7 mil inscrições. De segunda-feira a sábado foram regularizados 46.593 profissionais, 55% a mais do que o estimado pelo Sebrae. A expectativa era formalizar 30 mil pessoas.


Na semana passada, a instituição atendeu trabalhadores por conta própria em 112 tendas e postos em 300 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. Atualmente, são 641.973 trabalhadores que contam com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e vantagens previdenciárias. Até o fim de dezembro, o Sebrae espera o cadastramento de 1 milhão de empreendedores individuais.


As iniciativas adotadas na última semana devem colaborar para impulsionar a formalização. De cada cinco atendimentos feitos nos últimos dias, um resultou em formalização imediata, segundo previsão do Sebrae. Os outros trabalhadores devem voltar a procurar a instituição nas próximas semanas para se regularizarem. “Estamos mais perto da meta. Alguns estados ainda continuam atendendo aqueles que desejam sair da informalidade para obter vantagens sociais e competitivas”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “O Brasil vem superando esse desafio de modo simples e criativo”, ressalta o diretor, ao anunciar para o período de 16 a 22 de novembro uma nova Semana do Empreendedor Individual em todo o País.


Esclarecimento de dúvidas e orientações


A mobilização pelo Empreendedor Individual foi a primeira em âmbito nacional e contou com a ajuda de parceiros para realizar atendimentos em novos locais, além dos pontos tradicionais do Sebrae. O objetivo foi divulgar a lei do Empreendedor Individual, esclarecer dúvidas e prestar orientações para a formalização. Além do atendimento, foram realizadas pequenas palestras nos locais de atendimento.


Seis estados já atingiram a meta de formalização de empreendedores individuais e oito cumpriram mais de dois terços do volume previsto pelo Sebrae até o final do ano. Os melhores desempenhos são de Roraima (144%), Distrito Federal (143%), Tocantins (122%), Espírito Santo (107%), Rio de Janeiro (103%) e Mato Grosso (100%). O Mato Grosso do Sul está a apenas 2% de completar o previsto. Os estados de Goiás, Acre, Santa Catarina e Rondônia atingiram 93%, 89%, 88% e 82%, respectivamente. O Amapá cumpriu 76%, a Bahia, 69%, e o Rio Grande do Norte, 66%. Apenas seis estados não atingiram a metade do volume estimado.


Saiba mais sobre o Empreendedor Individual no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br.


– Agência Sebrae de Notícias