Lideranças catarinenses discutem estratégias de futuro para a gestão de pessoas

9 de setembro de 2010



2015 = 5+5+5. O complexo pode ser simples. E o RH?


O enigma acima é a proposta temática do 2º Fórum de Dirigentes de Recursos Humanos, que a ABRH-SC promove no dia 17 de setembro, no Hotel Plaza Itapema. O evento é restrito a convidados: gestores e lideranças de RH, representando as principais empresas do Estado, que terão como missão, desvendar o enigma e as estratégias para o futuro da gestão de pessoas em Santa Catarina.


O fórum foi realizado pela primeira vez em 2009, inspirado no Fórum dos Presidentes, da ABRH Nacional. Com a ajuda de facilitadores especializados em planejamento de RH, através de discussões em grupo, os principais representantes da área no Estado expõem a realidade atual de suas organizações e sugerem ações para o futuro do RH. Ao final do evento, todas as ideias são alinhadas em uma diretriz, que norteia as estratégias da ABRH-SC e de suas regionais, bem como as demandas para as próprias organizações.


A presidente da ABRH-SC, Luzia Fröhlich, analisa a importância do fórum para o futuro da área. “O evento reúne os principais pensadores catarinenses do RH, profissionais que trazem seus conhecimentos, sua experiência e sua visão, aprofundando o debate e contribuindo para desenvolver a gestão de pessoas”, diz.


Quem participou do evento em 2009, recomenda. O gerente de RH da Breithaupt SA, de Jaraguá do Sul, Luciano de Liz Barboza, afirma que o fórum consegue abordar, em apenas quatro horas, os temas de maior relevância para a área, além de proporcionar a troca de experiência entre profissionais de várias empresas e oportunizar o network nos intervalos. “É um modelo inovador, do qual vale a pena fazer parte”, afirma.


No fórum são discutidas questões como demanda de mão-de-obra especializada, mudanças que serão requeridas em RH, crescimento, sustentabilidade, inclusão social, remuneração, desenvolvimento profissional e outras relacionadas a retenção e manutenção de pessoas nas organizações. A expectativa para este ano é reunir 80 lideranças indicados pelas regionais da ABRH-SC.


* da assessoria do evento