Contabilidade MDS

Somando amigos, contabilizamos sucesso!

NOTÍCIAS

5 maneiras inteligentes de usar o 13º salário

14/12/2022

Gastar pode? Até pode, mas as compras de fim de ano devem ser planejadas e limitadas. Seja racional e use o benefício como oportunidade

décimo terceiro salário é um direito dos trabalhadores no regime CLT e também de empregados domésticos. Embora este ano ele venha reduzido para milhões de brasileiros, é importante fazer o planejamento adequado para o benefício.

Fazer compras não está proibido. Mas tudo vai depender da sua situação financeira. Para quem está com dívidas, por exemplo, o melhor é tentar quitá-las e deixar gastos extras para outro momento.

1. Pagar dívidas

Adiante parcelas do financiamento, se livre do cheque especial, quite o crédito pessoal. Não importa que tipo de dívida você tenha, use o décimo terceiro salário para deixar de pagar os juros inerentes ao crédito.

Matematicamente, este é o uso mais inteligente do benefício de fim de ano.

2. Limitar os gastos de fim de ano a até 20% do salário

Claro, nem só de matemática se faz a vida financeira. O dinheiro extra às vezes pode ser uma oportunidade de fazer a compra de algo necessário ou até de presentear.

Aliás, o especialista em finanças comportamentais Dan Ariely explica vantagens de presentear as pessoas e porque isso pode ser importante.

Voltando ao tema do décimo terceiro: planeje os gastos de fim de ano para evitar extrapolar. Não compre por impulso e crie um teto de gastos pessoal para a data.

De acordo com especialistas da fintech de empréstimo Bom pra Crédito, o ideal é que o teto não ultrapasse mais que 20% do salário. Adapte o preço dos presentes a essa realidade.

3. Guardar para honrar os compromissos de começo de ano

Começo de ano é momento de gastos com contas, com matrícula de escola (para quem estuda no particular), inscrição em cursos, compra de material didático para estudantes, pagamento de IPVA e IPTU, etc.

Por isso, tente programar pelo menos uma parte do dinheiro para as despesas extras de janeiro.

4. Colocar na reserva de emergência

Se ainda não tem reserva de emergência, o benefício é uma ótima oportunidade para montá-la. É a lição número um das finanças. Deixe o dinheiro disponível para eventualidades, situações que fujam do seu controle e orçamento.

Para quem já tem, talvez seja um momento para deixá-la maior. Em tempos de crise, é importante ter um pouco mais de dinheiro para imprevistos. (Lições da pandemia, não é?)

5. Investir

Claro que não podíamos deixar de aconselhar nossos leitores a investir. Esta é uma maneira de fazer seu dinheiro valer ainda mais no futuro. Não precisa ser todo o valor do décimo terceiro, mas pelo menos um tantinho deve ir para investimentos.

É a maneira mais inteligente de usar o dinheiro, especialmente se você não tem dívidas.

Fonte: : Valor Investe



Outras Notícias

Rua 23 de Julho, n° 72, 1° andar, Centro
89172-000 - Pouso Redondo/SC

(47) 3545-1370

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados - Área Local