Contabilidade MDS

Somando amigos, contabilizamos sucesso!

NOTÍCIAS

BC muda metodologia para definir o dólar Ptax

27/09/0210

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Luiz Mendes, anunciou na semana passada que a partir de 1º de julho do ano que vem entrará em vigor uma nova metodologia de cálculo da taxa Ptax, que é a média ponderada das cotações de compra e venda diária do dólar e serve de parâmetro para liquidação de contratos futuros de câmbio na Bolsa de Mercadorias.

De acordo com a Circular nº 3.506, divulgada pelo diretor do BC, a taxa Ptax será a média aritmética de quatro consultas a serem feitas diariamente às instituições credenciadas para operarem com câmbio, conhecidas como dealers. As consultas serão de hora em hora, entre as 10h e as 13h e serão informadas ao mercado dez minutos depois de cada coleta de dados. Ao final de tudo, o BC dará a taxa média.

Hoje, a Ptax é a média ponderada das taxas de compra e venda do dólar ao longo do dia, no mercado à vista, e só é divulgada às 17h30. Com a alteração, Mendes diz que o BC procura modernizar o mercado de câmbio com um sistema de cálculo mais representativo, nos termos da taxa Libor do mercado de Londres, ao mesmo tempo em que será conhecida mais cedo.

A implantação da nova metodologia se dará de forma lenta, segundo Mendes. As operadoras de câmbio terão prazo até o dia 21 de janeiro de 2011 para se adaptarem à alteração. A partir de então começará a fase de homologação da mudança até final de junho, de modo a que a nova sistemática passe a funcionar no dia 1º de julho.

Mendes afirmou que a mudança “não terá efeito prático”. A intenção, acrescentou, “é fazer com que o mercado à vista de câmbio ganhe mais importância do que tem hoje”, uma vez que o mercado futuro tem muito mais liquidez e concentra a maioria das operações. A rigor, disse ele, “nem precisaríamos ter uma Ptax”, pois o BC tem um sistema interno de acompanhamento que recebe e registra todas as operações. “É um filtro de tudo."

* Agência Brasil

Outras Notícias

Rua 23 de Julho, n° 72, 1° andar, Centro
89172-000 - Pouso Redondo/SC

(47) 3545-1370

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados - Área Local