Horário de verão garante folga no consumo de energia para o país, diz especialista

17 de outubro de 2012

O horário de verão representará uma folga a mais para a demanda energia
elétrica do país, que embora não esteja no limite da oferta, por causa da crise
econômica mundial, continua intensa. A avaliação é do pesquisador do Grupo de
Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ), Rubens Rosental.

O horário de verão começa à meia-noite de
domingo (21) e representará uma economia de até 5% no consumo durante o horário
de pico (das 18h às 21h), segundo o governo federal.

Para o especialista,
mesmo que haja equilíbrio entre oferta e demanda, a acensão social dos
brasileiros nos últimos anos representou um grande aumento na aquisição de bens
de consumo, principalmente aparelhos elétricos. “É uma margem de segurança
importante, ainda que represente um impacto pequeno, para reduzir a pressão
sobre o pico de consumo.”

Rosental defende que o governo continue
investindo no setor principalmente na construção de usinas e na ampliação das
linhas de transmissão. “No médio prazo, com a volta do crescimento da economia,
a demanda por energia também vai aumentar. Isso justifica a manutenção de
investimentos nos grandes projetos de geração, de usinas como Belo Monte, e
também em novas linhas de transmissão.”

* Agência Brasil