Greve bancária: Preocupação extra em dia de salários

5 de outubro de 2010



Dia de pagamento em plena greve dos bancos promete movimentar, hoje, os serviços de autoatendimento. A greve, que começou na quarta-feira, é nacional e continua por tempo indeterminado.


Na Grande Florianópolis, a adesão maior é entre as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Enquanto os bancários reivindicam um aumento de 11%, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propõe uma negociação partindo de 4,29% – que repõe a inflação acumulada em 12 meses.


A gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa Novais, lembra que, mesmo com a greve, o consumidor não pode ser impedido de ter acesso aos caixas de autoatendimento. Ela afirma que os clientes que se sentiram prejudicados têm o direito de entrar com uma ação judicial.


Como hoje é dia de pagamento, Maria Elisa recomenda que os clientes evitem os períodos de maior movimento para usar os caixas automáticos, que são o horário do almoço e o final da tarde. Ela sugere que, se possível, o cliente espere mais alguns dias para fazer os saques dos salários.


Como fazer
PARA PAGAR CONTAS
– Pagamentos de contas de água, luz e telefone podem ser feitos em lotéricas, mesmo após o vencimento.
– Correntistas do Banco do Brasil e da Caixa podem efetuar saques nas lotéricas de até R$ 1 mil em dias úteis e de R$ 500 aos sábados.
– O Procon alerta o consumidor a pagar as contas para evitar multas e recomenda pedir aos bancos outros meios de fazer o pagamento.
PARA RECEBER BENEFÍCIOS
– Aposentados e pensionistas do INSS podem receber o benefício nas lotéricas ou em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil e da Caixa. No caso dos salários de empresas privadas, a alternativa é recorrer aos caixas de autoatendimento.
– Os benefícios concedidos pelo governo federal, como Bolsa Família, Seguro Desemprego, PIS/Pasep, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), também poderão ser sacados em qualquer agência lotérica.


* Diário Catarinense