Governo beneficia empresários com prorrogação de prazo para recolhimento de impostos

6 de abril de 2009

Em meio à crise econômica global, o governo brasileiro tem realizado várias medidas para conter os impactos da turbulência financeira no território nacional. Entre elas está o recém aprovado Projeto de Lei de Conversão – PLV 1/09, oriundo da MP 447/08, que prorroga a data para o pagamento dos tributos federais, contribuindo, consequentemente, com o aumento do capital de giro das empresas antes do pagamento desses impostos.

 

Segundo o especialista do Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal, Sebastião Guedes, “alterar o prazo para a quitação dos débitos federais, fazendo com que o contribuinte tenha um pouco mais de tempo para pagar suas dívidas junto à Receita, é de total importância para o empresário, sobretudo em época de crise e escassez de crédito, uma vez que deixa por mais tempo no caixa das empresas o dinheiro reservado a esses pagamentos”.

 

O PLV 1/09 amplia entre cinco e dez dias os prazos de pagamento de impostos e contribuições, como Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, PIS/Pasep, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins e o recolhimento das contribuições previdenciárias.

 
Fonte: Editorial Cenofisco