Febraban prevê PIB de 7,2% neste ano

5 de agosto de 2010

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou ontem (4) sua
previsão mensal de crescimento do Produto Interno Bruto de 2010. Segundo
a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de
Mercado, o PIB chegará a 7,2% neste ano. O resultado, segundo o
economista-chefe da entidade, Rubens Sardenberg, mostra que o país
deverá ter um crescimento “moderado” no segundo semestre, ante o
crescimento acelerado registrado no primeiro.

“O que tem implícito nessa projeção de 7,2% é que a economia volta a
crescer em um ritmo moderado. Mas volta a crescer no segundo semestre.
Se você tiver uma acomodação [no crescimento], o número virá mais baixo.
Mas eu não acredito que vá ter acomodação”, disse Sardenberg.

O economista-chefe ressalta que não vê condições para que haja uma
estagnação no crescimento do país nos últimos seis meses do ano. “Exceto
o ajuste da taxa Selic, não tem nenhuma outra coisa que você poderia
atribuir uma desaceleração mais forte da economia”. De acordo com ele, a
política fiscal, a geração de emprego e o crédito dão sinais positivos.

A Febraban elevou a estimativa do PIB de 2010 para 7,2%. Na pesquisa
anterior, em junho, a previsão de crescimento do PIB era de 7,1%; e em
maio, 6,3%. A previsão para 2011, de acordo com a Febraban, é de
elevação no PIB de 4,5%. Em junho, a mesma previsão era de 4,4%.
 
Para
a taxa básica de juros (Selic), em 2010, a previsão das instituições
financeiras é de 11%, menor que a da última pesquisa, feita em junho, de
11,75%. Para 2011, a Febraban prevê que a Selic atinja 11,25%. A
pesquisa da Febraban ouviu 32 bancos entre os dias 29 de julho e 2 de
agosto.

* Agência Brasil