Contribuinte que cai na malha fina poderá acessar serviço de atendimento pela internet

25 de maio de 2009

BRASIL – Visando melhorar o atendimento ao contribuinte, a Receita Federal lançará um sistema de agendamento eletrônico, que permite ao usuário com pendência no Fisco escolher pela internet a hora, data e local para atendimento de serviços específicos.


Outra melhoria que o serviço proporcionará é a de o contribuinte sair mais rapidamente da malha fina, segundo a Agência Brasil. Atualmente, ele precisa esperar que a própria Receita faça a notificação.


Para acessar as informações, que estão na base de dados da Receita Federal e saber se existe algum problema, o usuário precisará ter uma senha. A nova ferramenta será semelhante à oferecida no site da Previdência Social.


Outros serviços
Desde março deste ano, a Receita oferece um serviço que permite às pessoas física e jurídica pesquisar sobre a situação fiscal ou eventuais pendências com o Fisco, além de fornecer o passo-a-passo para regularizar a situação.


Esse serviço gera relatórios com informações cadastrais e pendências, incluindo débitos com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, e ainda detalha processos administrativos, inclusive parcelamentos.


Para fazer a pesquisa, é necessário um código de acesso ou certificado digital, gerado no próprio site da Receita, a partir de dados do CPF, data de nascimento e do recibo da declaração do Imposto de Renda.


 Fonte: InfoMoney