Bancários ameaçam greve a partir de quarta-feira

24 de setembro de 2010



Os bancários se preparam para votar proposta de greve nacional por tempo indeterminado a partir da próxima quarta, dia 29. Florianópolis promove assembleia, na terça-feira, para definir se adere ao movimento.


A mobilização dos trabalhadores é em resposta à proposta apresentada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban), que prevê a reposição da inflação dos últimos 12 meses, que é de 4,29%, segundo o INPC. A categoria quer reajuste de 11%, além de outras reivindicações.


– O que os bancos estão fazendo é uma provocação. Com isso, eles demonstram não apostar no diálogo, e sim na greve – afirma o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro.


Ele argumenta que o lucro dos bancos aumentou em média 32% no primeiro semestre do ano. Além de avanços econômicos, a categoria quer melhores condições de trabalho.


Em SC, os bancos empregam 12 mil pessoas – 3,6 mil apenas na Grande Florianópolis. Na terça-feira, dia 28, o Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região realizará uma assembleia geral, às 18h, no Clube 12, para deliberar sobre o indicativo de greve a partir do dia 29.


* publicado no Diário Catarinense