Menos calote em SC: 87% estão com as dívidas em dia

21 de setembro de 2010

Levantamento da Fecomércio na Capital aponta que setembro registrou o menor índice de dívidas atrasadas deste ano

Os catarinenses estão colocando as suas dívidas em dia e têm boas
perspectivas para o futuro próximo. Em Florianópolis, 13% dos
consumidores estão com dívidas atrasadas, o menor percentual deste ano,
segundo pesquisa de setembro que será divulgada oficialmente hoje pela
Federação do Comércio (Fecomércio) de Santa Catarina.

Os dados levaram em conta os consumidores de Florianópolis, mas,
segundo o presidente da Fecomércio de SC, Bruno Breithaupt, eles
refletem a realidade catarinense.

– Existe alguma variação conforme a região do Estado, mas nada
significativo. O varejo se desenvolve praticamente da mesma forma, por
isso podemos dizer que as pesquisas espelham a realidade e as tendências
no consumo das outras regiões.

Tão importante quanto saber o número de famílias que têm contas
pendentes para pagar, é saber a perspectiva para o saldo destas contas.
Em quatro meses, 20 mil famílias da Capital saldaram suas dívidas. Ainda
assim, seis em cada 10 consumidores têm parte de sua renda mensal
comprometida com cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos
pessoais e outras formas de dívida.

O maior índice de endividados (com compra parcelada, financiamento
e/ou empréstimo) está entre as famílias com até 10 salários mínimos no
orçamento: 61% – quantidade igual à registrada em agosto.

A alteração foi registrada entre os que ganham mais do que 10
salários mínimos, que passaram de 46%, no mês anterior, para 55% em
setembro. Mesmo mais endividados, os consumidores desta faixa salarial
são aqueles que registram um índice menor de contas em atraso: 6%.

– Os dados da pesquisa mostram que o consumidor está mais consciente.
Ele continua consumindo, mas também percebe a necessidade de saldar os
seus compromissos em dia. Essa tendência é saudável para o consumidor e
para o comerciante. Pagando menos juros, o consumidor tem possibilidade
maior de fazer novas compras – considera Breithaupt.

Planos para aumentar as compras em breve

A pesquisa que projeta a intenção de consumo das famílias da Capital
revela que a população está otimista – 41,8% dos que ganham mais de 10
salários afirmaram que estão consumindo mais agora do que antes e 62,7%
pretendem aumentar este consumo nos próximos seis meses.

– O otimismo do consumidor se explica pela empregabilidade. As
empresas estão contratando mais, o que faz com que as pessoas tenham
mais confiança em consumir – opina.

Dívida e consumo

* publicado no Diário Catarinense