Na reta final, 10 milhões ainda não declararam IR

28/04/2009

Entrega com atraso pode sair caro: multa mínima de R$ 165,74 ou máxima de 20% do imposto devido.

SÃO PAULO - Os 10 milhões de contribuintes que ainda não enviaram à Receita Federal suas declarações de Imposto de Renda (IR) terão de apertar o passo. O prazo para entrega das declarações termina nesta quinta-feira (dia 30), à meia-noite. Feriados prolongados, dificuldade de reunir documentos e dúvidas na hora de preencher a declaração fizeram com que muitos brasileiros, mais uma vez, deixassem a entrega do IR para a reta final. O Fisco espera receber 25 milhões de declarações.

"Deixar a entrega do Imposto de Renda para a última hora é uma regra. Todo ano é assim", afirma o tributarista Samir Choaib, do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados. Especializado em clientes de alta renda, o escritório já não está recebendo mais pedidos para preencher as declarações, desde a semana passada. "Tivemos que recusar a demanda, sob pena de não conseguir atender a todos", diz Choaib. As dúvidas mais recorrentes de sua clientela são referentes à tributação de aplicações financeiras no exterior, como declarar renda variável e doações. Este ano, a Receita Federal tornou obrigatório dar mais detalhes sobre despesas com dependentes, medida que trouxe dificuldades adicionais na hora de levantar os documentos.

A entrega com atraso pode sair caro: multa mínima de R$ 165,74 ou máxima de 20% do imposto devido.

Fonte: Diário do Comércio