Contabilidade MDS

Somando amigos, contabilizamos sucesso!

NOTÍCIAS

Governo estuda novas linhas de crédito para exportadores

01/10/2008

O governo brasileiro está estudando medidas para ampliar as linhas de crédito aos exportadores brasileiros na tentativa de tentar solucionar a falta de dinheiro disponível para financiamentos no mercado internacional. As medidas estão sendo discutidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério da Fazenda (MF) e Banco Central (BC) e serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima semana.
Entre as opções em estudo estão a liberação de mais recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e para o Programa de Crédito à Exportação (Proex), além da ampliação das linhas de Adiantamento sobre Contratos de Câmbio (ACC).
"Aproximadamente metade das exportações brasileiras, cerca de US$ 100 bilhões, é financiada e não podemos esperar o agravamento dessa crise para definir o que fazer. Estamos trabalhando preventivamente", explicou o ministro Miguel Jorge, durante a solenidade de entrega da Medalha do Conhecimento, realizada hoje (30/9) na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
De acordo com Miguel Jorge, nas últimas semanas, o MDIC não foi procurado por empresas, individualmente, ou por entidades de crédito para se informarem sobre os efeitos da crise financeira. Apesar disso, técnicos do Ministério têm mantido contatos freqüentes com empresas exportadoras para acompanhar os eventuais efeitos da crise nos Estados Unidos e Europa e, "com exceção das empresas que já informaram suas perdas, a maioria dos exportadores não sentiram efeitos importantes em seus negócios, embora tenham notado certa retração na liquidez", explica.
O monitoramento e o estudo de novas medidas para os exportadores brasileiros foi solicitado pelo presidente da República ontem (29/9), durante reunião no Palácio do Planalto, com os ministros Miguel Jorge (MDIC) e Guido Mantega (Fazenda), o presidente do Banco Central , Henrique Meirelles, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, e a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Lytha Spíndola.
(FONTE: MDIC)


Outras Notícias

Rua 23 de Julho, n° 72, 1° andar, Centro
89172-000 - Pouso Redondo/SC

(47) 3545-1370

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados - Área Local