Contabilidade MDS

Somando amigos, contabilizamos sucesso!

NOTÍCIAS

Deputado fala em ‘cartel dos cartórios’ e defende criação de frente parlamentar para discutir taxas

13/08/2019

O deputado federal e líder do Podemos, José Nelto, quer levar o debate sobre as taxas cartorárias e judiciárias cobradas no Brasil para a Câmara dos Deputados. Ele chama atenção para o ‘cartel’ dos cartórios e denuncia as taxas abusivas cobradas por estes estabelecimentos. De um estado para outro, a taxa para reconhecimento de firma, por exemplo, pode variar mais de 50%.

“O povo brasileiro é extorquido por um cartel chamado cartório. O cidadão que precisa do cartório tem que bater um carimbo em cinco, dez, vinte folhas. O custo disso vai às alturas”, explica o deputado.

De acordo com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas, no Rio Grande do Sul, uma incorporadora gasta R$ 1.166,30 para registrar o memorial de incorporação e a convenção de condomínio. Já em São Paulo, uma empresa desembolsa R$ 246.012,16 – ou seja, paga cerca de 21.000% a mais pelos mesmos atos.

O líder do Podemos cobra uma reação da Câmara dos Deputados frente a esta situação. “Esta Casa passa por um grande momento de realizar e fazer as grandes reformas no Brasil. O povo brasileiro é extorquido por um cartel chamado cartório, e nós precisamos reagir em nome da nação brasileira”, pontua Nelto.

 

Fonte: Jornal Opção

Outras Notícias

Rua 23 de Julho, n° 72, 1° andar, Centro
89172-000 - Pouso Redondo/SC

(47) 3545-1370

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados - Área Local